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O autismo na publicidade

Como campanhas de publicidade tem falado sobre transtornos do espectro do autismo?



Campanhas publicitárias podem ser uma acessível e poderosa ferramenta de disseminação de ideias. Por isso é importante estar atento ao que está sendo comunicado para o público, entender o que está sendo construído no imaginário social. Por isso, no mês da conscientização do autismo, separamos algumas campanhas de marcas que ousam quebrar padrões estereotipados e tomam o caminho da neurodiversidade. Com olhar aguçado e inclusivo, essas campanhas trazem representatividade para aqueles que convivem com transtornos do espectro do autismo e alertam a comunidade para uma maior empatia e compreensão com a condição. Confira:


Campanha da marca Whiskas, de 2017, baseada em fatos reais, traz um olhar delicado e emocionante para a amizade entre uma menina autista e uma gata. Por meio desse afeto, a menina encontrou uma porta para se socializar mais.


Campanha do Sun Trust Foundation mostra a história de uma menina autista que consegue se conectar com sua mãe, por meio da construção de uma ponte - uma metáfora para o trabalho da fundação de conectar famílias e pessoas com autismo.


Campanha de 2021, da United States for Autism Speaks, alerta para a importância de perceber primeiros sinais do autismo. Dessa maneira, é possível diminuir significativamente os efeitos do transtorno, ajudando crianças a desenvolver recursos para alcançar seu potencial.


Campanha de 2015, da United States for Autism Speaks, ilustra o mundo de uma criança autista e ensina a identificar sinais clássicos de autismo tais como dificuldade de socialização, não falar, dificuldade de manter contato visual, gostar que as coisas se mantenham sempre de um mesmo jeito, ser bastante sensível a luzes e sons, entre outros. A campanha reforça que quanto antes os sinais forem identificados, mais fácil e promissor é o tratamento e desenvolvimento da criança.



Campanha do Governo escocês, de 2020, destaca o diferente padrão de funcionamento da mente de um autista, demonstrando que ele pode ver o mundo de outra forma, e que por vezes pode haver frustração quando o autista tenta se encaixar em outro padrão que não o dele. No final, a campanha celebra as diferentes formas de pensar e ver o mundo.



Campanha da Amena Autism Center, de 2019, informa que, em relação ao autismo, encontrar um caminho é desafiador, mas não impossível.


Vale destacar que, pela própria linguagem do universo publicitário, algumas campanhas trazem uma romantização sobre o autismo. É importante saber que o autismo não se resume apenas a "um olhar diferente do mundo". Pessoas com um transtorno do espectro autista sofrem com questões neurológicas, emocionais e psicossociais, e seus familiares e amigos sofrem junto. No entanto, ainda assim, é muito válido que campanhas falem cada vez mais sobre o assunto para que o tema gere mais engajamento e empatia social.


*Lucrécia Aída de Carvalho é psicóloga clínica (CRP 08/32077) de orientação junguiana, especialista em Antropologia Cultural e mestranda em Psicologia na linha de pesquisa violência & sociedade. Oferece psicoterapia (individual e grupal) para adolescentes e adultos. Trata de questões como ansiedade, depressão, autoestima, traumas e criatividade, propiciando insights profundos e libertadores. A Psique & Descobertas oferece cursos, palestras e workshops sobre psicologia, saúde mental e sua relação com arte, cultura e sociedade. Para mais informações à respeito de valores e agendamentos, entre em contato pelo e-mail psiqueedescobertas@gmail.com ou pelo WhatsApp: 41 999967560.

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